Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos


A Imaginação
 
Há um lado encantador da vida escondido na alma de todos nós, que garante superações de dramas criados dentro desse universo social de infortúnios de toda ordem.
A alma mora no coração e é no ritmo da pulsação que ela é tomada como aquilo que nos movimenta na direção do encantamento encoberto por sazonalidades artificiais de um mundo pleno de ideias adversas.
O mundo poético existe e ele é essencial a cada indivíduo porque funciona como ato inaugural. Deve ter havido um belo anterior que foi rearranjando-se e criou as cores, a harmonia dos sons, o perfume das flores e o entendimento na discussão democrática.
Esse universo sublime não está apenas nos sonhos, ele está na imaginação do sujeito que pensa e faz do pensamento um instrumento de ação. Pense assim: o mundo é minha imaginação. Vá e faça-o acontecer. Imaginar produz uma força que impulsiona para além do agora, não porque o antes e este instante sejam inadequados, mas porque o sentido de viver é a busca da perfeição, lugar onde o belo repousa e se constitui em alfa e ômega de tudo, princípio e fim da existência. O pensador francês Gaston Bachelard (1884-1962) traduz a sua maneira essa ideia: A imaginação, em suas ações vivas, nos desliga ao mesmo tempo do passado e da realidade. Aponta para o futuro.
Imaginar é criar imagens, é pintar feições de um mundo elaborado na vontade íntima, utilizando as cores tiradas dos sentimentos mais instigantes da individualidade, naquele desejo de suavizar obstáculos que impedem a presença da alegria nas ações que querem construir convivências saudáveis.
Nesse processo de imaginar, estamos cuidando da vida. É nosso íntimo dialogando com o mundo externo à procura de melhor utilizar os aspectos e as possibilidades presentes no tempo. Essa imaginação sendo inquieta e livre alcança espaços fantasiosos de mais amplo alcance que vão se contendo a limites da ação concreta na capacidade do pensador.
Essa capacidade imaginativa, contida no ato inteligente da ação concreta, abre portas à compreensão do reconhecimento de um universo possível e generoso que a vida alegre quer que aconteça, ainda que obstáculos múltiplos se indisponham com resistência à sua realização.
A consciência da existência desse mundo possível e generoso, antes imaginado como simples alegoria de uma vida doce, ganha forma e força e se torna impulso misterioso que invade a alma, domina o corpo e faz nascer o gesto que enfrenta sacrifícios. Nesse esforço e nos meandros de perdas e ganhos, a conquista acontece.  E o riso se abre no conforto de um novo caminho construído, no aperto de mão conciliador entre os inimigos de um conflito...
O lado encantador da vida escondido na alma, que surge e se exterioriza do sujeito através da imaginação, e se faz gesto concreto, repercute como imagem para a contemplação de tantos outros indivíduos na sociedade ao se oferecer como exemplo a ser seguido, norte que ilumina trajetos de vidas ativas: O homem vive imagens [...] Só as imagens podem recolocar os verbos em movimento – Gaston Bachelard.
A exigência da imaginação voltada para a composição de um mundo poético carrega esse alento de por a vida em movimento e não se satisfaz com o conquistado ao apostar num futuro mais elaborado, no reconhecimento de que não é na imagem em si que a vida se completa, ela só se realiza na animação permanente da busca incessante.
Esse movimento é a base desse exercício de imaginar e ele institui o espaço dinâmico do contentamento ao acolher o princípio essencial da imaginação que é cintilante e fugaz. Essa imaginação surge inesperadamente, brilha ao delinear uma imagem e logo se evade, refugiando no íntimo do sujeito imaginante, em forma de pistas, pontes, caminhos, possibilitando o ato consciente de criar, associar, realizar. 
O homem é imaginação e se movimenta na direção de um mundo social construído em equilíbrio, de modo a poder sustentar convivências alegres, onde sofrimentos sejam exceções.
A ideia é que cada um de nós, sujeitos imaginantes, cuide bem dos impulsos imaginativos a fim de reconhecer a potência poética presente na imaginação e possa fazer um mundo novo e saudável acontecer: Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor – Johann Wofgang Von Goethe (1749-1832).
 
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 01/08/2018
Alterado em 01/08/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras