Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Amor (I)
Amar.
“Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?” Pergunta o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), em seu poema Amar.
Doce interrogação a divinizar a existência de tudo quanto há.
Divinizar.
Tornar sublime, ter qualidades enriquecedoras, alegradoras, essencialidades a envolverem a vida e o universo, tudo quanto há.
“Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?”
Eis a pergunta que já oferece a resposta.
Frente a essa imensidão indizível, a vida ganha essencialidade e nós, como parte desse mundo imenso, reconhecemo-nos parte desse universo e, em face de sua grandeza, a ação maior é amar.
Criaturas entre criaturas em permanente contato, em convivência entre harmonias e contraposições, frente à imensidão indizível, claudicamos sempre, reconhecemos nossa pequenez intelectual, nosso limitado saber. Que fazer?
Amar!
Nessa consciência de que todos nós somos mundo, nada mais nos resta a não ser nos alegrar porque existimos e, nisso, devemos nos exercitar para o encantamento.
“Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?”
Encantar-se e alegrar-se são fundamentos do amor, são grandezas absolutas a tornar sublime a ação humana, por aproximar do grau de divinização de sentimentos.  Encantar-se pela família, pelos cuidados com o outro, multiplicar-se em zelo por nosso ambiente natural, nossos rios, nossa flora, nossa fauna... amar!
São muitos os caminhos e os nortes já colocados à disposição da harmonia social e, em todos eles, quando apontam para o aperfeiçoamento da humanidade do homem, dizem de uma relação harmoniosa com a Natureza. Eis o amor em ato, concreto como o aperto do abraço afetivo, real como as lágrimas de saudade movidas pela lembrança do filho à distância. Drummond tem razão:
“Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?”
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 04/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras