Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Conhecimento
Ver e saber.
Perceber a presença de entes, eventos e tudo o mais que há, apenas constatando a sua existência, é somente enxergar. É capturar imagens e desenvolver reações de prazeres pela contemplação, onde o ser se mostra na espontaneidade de sua figura física: as cores dos jardins e das plumagens das aves; as alegrias nos risos das crianças. Enxergamos, ainda, as imagens de dores, a mão estendida suplicando ajuda, a feição da criança sem riso e sem carinho.
Acontece que os entes, os eventos e tudo o mais que há, são muito mais do que a simples aparência notada pelo olhar.
Muito mais do que apreendem os demais sentidos do corpo.
Cada ser, cada coisa, cada evento, para além de sua configuração física, contém uma essência, uma característica que marca sua individualidade, cuja visibilidade não se mostra espontaneamente, sendo preciso desvelar sinais de constituição, lógica de interrelações, significações e finalidades, dentro de cada sistema de existência individual.
Saber dessa maneira não é apenas ver, é conhecer.
Pois, que se saiba, há muitas maneiras de conhecer, porque o tempo e o espaço criam circunstâncias que influenciam ou até determinam diferentes modos de ser e de pensar, fundamentando ações.
Há um conhecimento que revela o mundo na sua significação, finalidade e os motivos de suas interrelações, a pedir a presença da razão, de uma lógica que demonstre os modos de existência desses entes e eventos no mundo, inscrevendo suas ações.
O essencial aqui é tentar perceber harmonias, ordens, fontes do universo cósmico a conviver com o universo caótico.
Perceber esses sinais de equilíbrio e de desencontro é reconhecer grandezas que fazem os entes e os eventos existirem, grandezas estas que são desveladas pelos saberes e se abrem como caminhos e perspectivas.
Um outro conhecimento que revela o mundo e suas significações é o da transcendência, o conhecimento pela fé. Aqui a certeza toma conta das decisões, os ordenamentos a seguir estão dados e foram elaborados fora da História.
A tarefa do homem é inscrever suas ações no mundo, seja com base num conhecimento pela fé, seja num conhecimento pela razão.
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 05/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras