Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Decisão
A ação humana não pode ser um movimento cego.
Essa qualidade da ação já começa pela raiz do verbo agir, que contém a ideia de compromisso com o outro.
Um exemplo? E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura - Marcos 16:15.
Vê-se, pelo exemplo, que agir é uma ação comprometida com um objetivo e isso envolve uma finalidade e deve sustentar-se em firme fundamento teórico.
E porque viver é preciso, e como nada está dado como pronto na caminhada do homem, precisamos agir, na lembrança de que somos construtores históricos de nós mesmos.
Nessa responsabilidade de construção de nós mesmos, e nessa obrigação de agir, mas não de agir de qualquer modo, pensar é preciso.
Pensar na melhor forma de realizar a ação que resulte em benefícios alegradores. Para isso, há fundamentos lógico-categoriais nos quais nós podemos nos apoiar para iluminar e enriquecer nossa decisão. Aí, nós flutuamos ou mergulhamos em teses mais diversas ou vezes nos deixamos seguir pelo reino do senso comum.
Numa e noutra escolha, teremos sempre largas margens para discordâncias, num instante vislumbrando horizontes claros, noutros momentos enxergamos miragens desnorteadoras.
E quantos acertos e erros temos cometidos? E em quantas alegrias e tristezas temos nos envolvidos?
Mas, porque é preciso viver, decidir é preciso, assumindo deveres postos no mundo social, atentos para contingências da realidade.
E, enquanto isso, o tempo passa sem consultar sentimentos, ele transcorre e nós passamos. Cabe a cada um aproveitar as oportunidades que se apresentarem ou deixá-las de lado.
É preciso decidir.
O pensador Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi muito firme nesse particular e bem rigoroso, e nos ofertou uma lição primorosa para o cuidado de cada um de nós na decisão de viver:
Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 08/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras