Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Inveja

Em Machado de Assis (1839-1908), no seu poema “Círculo vicioso”, há uma analogia sobre um sentimento, aquele que representa nosso desejo de querer ser outro, de ter o brilho alheio, no que demonstra a existência de uma debilidade presente no espírito humano: a inveja.

“Bailando no ar, gemia inquieto vagalume:
“Quem me dera que eu fosse aquela loira estrela
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme...”

O olhar de inveja enxerga no outro, características e estados de coisas que poderiam lhe pertencer, valores que acresceriam a si encantos ou substâncias que não as possui, o que resulta numa instabilidade de emoção, a produzir insatisfação.

“Pudesse eu copiar-te o transparente lume,
Que, da grega coluna à gótica janela,
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela”
Mas a lua, fitando o sol com azedume...”

O ressentimento aparece sempre, é como se as virtudes do outro não lhe fosse própria, seriam daquele que deseja e de tal modo isso é fato que inexiste sentimento de culpa do desejante. É uma espécie de processo de autoengano, o desejante piamente acredita na legitimidade dos valores como próprios para si.

“Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
Claridade imortal, que toda a luz resume!
Mas o sol, inclinando a rútila capela...”


No “Círculo Vicioso” de Machado, há qualquer coisa de mero encantamento dos desejantes, não se manifestam em momento algum a vontade de anular, no caso, de apagar o brilho dos outros, o que corresponde a uma inveja desprovida de maldade.

“Pesa-me esta brilhante auréola de nume…
Enfara-me esta luz e desmedida umbela…
Por que não nasci eu um simples vagalume?”

Fecha-se o círculo da inveja com a presença dos três elementos significantes:  aquele que deseja, o que é invejado e o bem desejado, (na poética de Machado, a luz do outro). Em Machado, temos uma forma saudável de inveja. Não há um desejo negativo nos desejantes (vagalume – estrela – lua – sol). O bem cobiçado compõe apenas a inveja mimética, inveja que motiva o desejo de imitar os outros através do interesse de um bem que não lhe é próprio.
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 06/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras