Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Mundo Humano
     A imanência e a transcendência. Nosso mundo humano parece experimentar duas realidades, uma realidade material e sensível (imanência) e outra realidade imaterial e suprassensível (transcendência). Essas duas realidades são bem distintas. Uma é apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo e a outra está ligada à realidade imaterial, teórica e racional.
     O pensador Platão (428-348 a.C.) fala desses dois mundos e diz da superioridade da transcendência sobre a imanência. Platão afirma que é no mundo das ideias que estariam as essências das coisas, os conceitos, as ideias fixas e imutáveis que representa os seres existentes. Este pensador diz, ainda, que o mundo sensível, apreendido pelos sentidos do corpo, defrontado por nosso cotidiano, é uma realidade ilusória, enganosa e inferior, apenas sombra do mundo perfeito das ideias.
     À semelhança de Platão, as ideias judaicas-cristãs postulam a existência de dois mundos. Vê-se isso no teólogo cristão e filósofo do início da Idade Média, Agostinho (354-430), em suas reflexões em Cidade de Deus: “Dois amores fazem duas cidades: uma é terrestre, obra do amor de si até ao desprezo de Deus; a outra, celeste, obra do amor de Deus até ao desprezo de si”. Vê-se, também, esses sinais de existência de duas realidades, na Bíblia Sagrada: "O meu Reino não é deste mundo [...]" - João 18,36.
     Na contemporaneidade, um reino está se estabelecendo no mundo humano e fazendo surgir o seu próprio céu, o da computação em nuvem. Agora são dois mundos sob a tutela do homem: a realidade material e a imaterial. Neste ideal, a imanência ganha superioridade sobre a transcendência, porque as articulações originam-se do mundo humano e obedecem a interesses corporativos, com nomes próprios: Amazon, Microsoft, IBM, Oracle. Dessas empresas surgiram um produto que se convencionou chamar de nuvem de informação (information cloud).
     Tudo é ainda começo, o céu dominado pelos humanos está preste a ganhar maior amplitude quando da convergência entre a inteligência artificial (IA) e a computação em nuvem que começa a aparecer com brilho no mundo da tecnologia da informação (TI).Nesse encontro (IA-TI), do que se sabe do universo do Vale do Silício (Califórnia-EUA), haverá a deflagração de uma verdadeira revolução nas corporações da tecnologia da informação (TI) e nascerá uma nuvem inteligente (smart cloud), um paraíso de dados virtuais, à disposição do mundo humano, para o bem e para o mal.
     É o homem navegando em busca de si. Estamos entrando na era da Sociedade da Informação. Novo mundo, novos modos de se relacionar, mundo aberto a novas miragens, das mudanças em progressão geométrica.      Ah! Que saudades das transcendências de Platão e das ideias cristãs!
“Trocava toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” - Steve Jobs.
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 21/10/2020
Alterado em 21/10/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras