Antonio Pereira Sousa

"Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas." (Carlos Drummond de Andrade)

Textos

Namastê

         Namastê é uma saudação típica do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”.
         Originalmente, esta palavra namastê significava “curvo-me perante a ti.
      Essa é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Outro significado da palavra namastê é: “O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.
     Neste carnaval de 2018, a escola de samba de Padre Miguel, Rio de Janeiro, a Mocidade Independente, utilizou no seu samba enredo o termo namastê, significando: “A estrela que habita em mim saúda a que existe em você”.
     Olha que lembrança boa uma escola de samba nos traz. É grandioso o alcance de uma mensagem como esta, porque atinge multidões. Todos sabemos que é difícil a adoção de conceitos dentro da sociedade. Tantas são as luzes que têm sido apresentadas a todos nós e, como se isso fosse tolice, mergulhamos em escuridões.
     As palavras estão aí no vocabulário e na história, mas elas não estão nos comportamentos e nas ações. Os exemplos não são poucos, vejamos apenas dois:
     “Amai-vos uns aos outros...” (João 13,34)
     “Todos somos iguais perante a lei...” (Artigo 5º da Constituição Federal do Brasil).
     Repetindo, as palavras estão aí no vocabulário e na história, mas elas não estão nos comportamentos e nas ações.
     O desejo é que todos nós devamos nos esforçar para fazer o espírito do termo namastê, como forma de saudação respeitosa, seja exercitado em nossa convivência em todas os momentos de nossa vida.
     A Ásia, com sua cultura, ofertou a nós outros mais um caminho e uma direção capazes de contribuir para o fortalecimento da humanidade do homem, a minimizar, significativamente, os desencontros que vêm produzindo tantos sofrimentos e a garantir que a alegria e a esperança reinem plenamente em todos os lares e em todas as nações do mundo: Namastê.
     O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração.
Antonio Pereira Sousa
Enviado por Antonio Pereira Sousa em 25/10/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras